2Burguer: O restaurante montijense que ganhou um prémio internacional
O Aconchego – O prémio internacional atribuído pela “Lux Restaurant and Bar Awards”
Localizado no Montijo, o 2Burguer recebeu um prémio internacional que distingue os melhores restaurantes no Lux Restaurant and Bar Awards, na categoria de Best Upscale Casual Dining Venue, que significa que o restaurante é de luxo mas com preços acessíveis, ou seja, pode degustar de uma refeição num restaurante com cozinha de autor por um preço baixo.
Quando receberam a notícia, os proprietários não queriam acreditar “Recebi um email da revista no qual informavam que o 2Burguer estava eleito para uma categoria, neste caso era o Best Upscale Restaurants do mundo. Começaram a fazer perguntas e tive que preencher um formulário. Enviei, mas não liguei, continuámos na nossa vida. A surpresa foi quando recebemos a notícia de termos ganho. Fizemos disto surpresa porque a minha mãe fazia anos, mas foi gratificante. Nós somos uma espécie de start- up. Três anos é muito pouco tempo para criar uma estrutura ou fidelização do cliente. Mas nós não sentimos isso, sentimos que já cá estamos há muito tempo. Existe uma ligação nossa ao espaço. O prémio foi… Ainda não sabemos como foi o prémio. Não sabemos se foi alguém que veio cá comer e gostou do conceito, acabando por levar o restaurante para a Lux. Quando recebemos este prémio foi gratificante e recebemos alento para continuar”.
A responsabilidade aumentou, até porque o Daniel e o Sr. Carlos não tinham ideia da dimensão em que o restaurante já se encontrava “O prémio que recebemos foi merecido, porque sei que a qualidade que temos. O que o prémio significa é que eu tenho um restaurante de luxo, igual a um Belcanto mas tenho um preço acessível, daí a designação do prémio. Toda a gente pode experimentar uma cozinha de autor aqui, porque somos nós que fazemos todas as receitas, por 10 euros ou 15 euros. O cliente não tem que pagar muito dinheiro por comida fresca e feita no momento. Daí eu achar que o prémio foi merecido. Felizmente os clientes aceitam muito bem a nossa ideia, temos clientes com mais de 90 anos a vir comer aqui porque a ideia do fast food foi quebrada. Basicamente o prémio… que venham mais prémios!”
O proprietário do restaurante de sucesso explica “Nós temos uma missão que é promover a interação entre as pessoas. As pessoas podem ter o dia mais triste da vida delas, mas nós temos uma missão aqui dentro. Não temos televisão porque queremos que haja interação entre as pessoas, família ou amigos. Essa interação por vezes não há em casa por causa da televisão. Nós queremos mesmo isso, que o cliente tenha uma experiência, e não que venha apenas comer num restaurante tradicional, comer o mesmo que se come em casa. Queríamos sempre criar algo diferente. Atualmente as pessoas não interagem tanto, por causa da internet. Eu sou do tempo que ia para a rua com os meus amigos brincar, esfolar os joelhos. Essa parte humana não devia deixar de existir. Com a COVID-19 acaba por ser urgente salvar a interação”.
A Conta – a arte de viver um dia de cada vez em tempos de pandemia e os planos para o futuro
Quanto ao futuro, é um tempo ainda distante, mas o pai e filho que começaram um negócio de sucesso a partir de uma brincadeira, afirmam que gostavam de receber uma Estrela Michelin, até porque já houve um restaurante de comida de rua que ganhou e o impossível está ali ao virar da esquina.
“Há muitas ideias, mas também há muitas incertezas, sobretudo nestes tempos em que vivemos porque as coisas estão a ser feitas em cima do joelho. É esperar pelo dia de amanhã e ver o que muda na restauração. Nós não estamos a pensar abrir mais uma casa porque o potencial desta ainda nem está a meio. O meu foco é explorar tudo o que puder nesta casa, tirar o que tenho de melhor e retificar o que tenho de menos bom. Posso dizer que há um projeto engraçado que está na gaveta e pode sair a qualquer momento, mas o conceito é diferente. Não é uma hamburgueria, mas um conceito diferente, importante de trazer para o Montijo e arredores”.
Tentando não desvendar demasiado, Daniel aponta “Imagine-se, eu tenho necessidade de ir a um sítio, eu não tenho que me deslocar até Lisboa para ir a um sítio desses. O objetivo é trazer esses sítios até a mim. Como acabámos por ficar com a casa do take-away, a parte da frente ainda está por explorar. Passa pela exploração e remodelação do espaço. Tem a ver com um conceito jovem, que não há nos arredores, pelo menos da maneira como queremos abrir.
Questionado sobre o tipo de comida que pretende confecionar no espaço, revela “Passa por comida essencialmente vegan, introduzir a alimentação ainda mais saudável no Montijo. A preocupação é colocarmos mais hambúrgueres vegan. Embora as pessoas não se apercebam, há um grande cuidado em cuidar dos clientes, podemos dar o exemplo dos hambúrgueres vegan que já constam na Carta e do House Ice Tea, que tem 0 açúcares. Nós vamos introduzindo devagarinho comidas e bebidas mais saudáveis, mas este e um processo que pode levar anos. Mas o objetivo é cuidar das pessoas e da comida das pessoas. No 2Burguer temos saladas, mas vamos aumentar a nossa Carta a este nível e, vão ser tão boas como os hambúrgueres”, revela.
A seguir todas as medidas de prevenção à COVID-19, encontrámos no 2Burguer um restaurante que segue todas as normas, que mede a temperatura todos os dias aos seus funcionários, que formou os mesmos para identificar possíveis casos de contágio e, que assim que nos levantámos, o Sr. Carlos foi buscar o pano e o desinfetante para limpar a mesa, de forma a cuidar de todos os clientes, como faziam num tempo antes de COVID-19 e durante.
Se ainda não experimentou este restaurante revolucionário, marque o seu lugar e delicie-se com o Hambúrguer São Martinho, que tem um molho especial de castanhas, para assinalar o Dia de São Martinho, no próximo dia 11 de novembro.
Primeira parte desta reportagem aqui.
Contactos
910 393 294