Conhece as barras proteicas que estão a dar que falar

A Portugal Bugs lançou barras proteicas feitas com um ingrediente próprio: larvas e insetos. Damos a conhecer mais no artigo que se segue.

Falar de uma alimentação à base de insetos ainda nos soa muito estranho e, de certo, que nos causa alguma repulsa. No entanto, a entomofagia – o uso de insetos como fonte de alimentos – tem vindo a conquistar terreno português e o seu conceito não é novo. No final de junho, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária aprovou o consumo de sete espécies de insetos e larvas.

Esta é uma porta aberta para os que procuram terminar com o tabu de que comer insetos é repulsivo e antinatural. E é nesta constante luta que surge a entidade Portugal Bugs, uma marca com origem portuense que procura reivindicar, junto dos portugueses, a sua aceitação.

De acordo com as suas pesquisas “Já existem cerca de mais de 2 mil milhões de pessoasespalhadas por todo o mundo, que têm por hábito consumir insetos” e este é mais um dos motivos pelo qual a Portugal Bugs tem vindo a apostar e desenvolver pequenos snacks com insetos como ingrediente principal.

O projeto remonta ao ano de 2016, quando um dos fundadores decidiu desenvolver um produto alimentar com farinha de inseto. A essa tarefa árdua correspondeu um feedback muito positivo e ambos os fundadores procuraram iniciar assim uma startup para consciencializar as populações dos benefícios que uma alimentação de insetos pode trazer.

Que benefícios pode ter uma alimentação com insetos?

Primeiramente, os benefícios principais estão enraizados na questão ambiental. Os insetos são uma boa forma de combater as alterações climáticas, contribuindo para uma pegada ecológica mais reduzida. Como? Os insetos gastam menos ração, menos água e emitem muito menos gases de efeito de estufa. Esta é uma fonte de alimentação muito mais sustentável e alternativa às convencionais.

Em seguida, os insetos constituem-se como uma super proteína, contendo um elevado valor proteico e todos os aminoácidos necessários ao ser humano. Para além disto, são um alimento que ajuda a combater os diabetes, melhora as bactérias na flora intestinal e ainda contribui para uma melhor digestão.

Já ficou convencido das vantagens? A Portugal Bugs desenvolveu mais do que as barras proteicas e conta já com outros alimentos à venda nas suas páginas: quatro sabores distintos de barras Mealworm Bites, sem corantes nem conservantes; farinha de inseto disponível para vários cozinhados; um snack de chocolate de leite e tenebrio molitor (larva-da-farinha) e ainda snack de insetos desitradatos com diferentes sabores. .

Os preços oscilam entre os 4,50€ e os 35,80€ e podem ser consultados no seguinte website: https://portugalbugs.pt/.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo