Projeto SAND aberto à população de Sarilhos Grandes

A população de Sarilhos Grandes vai poder conhecer já na próxima semana o Projeto SAND – Sarilhos Grandes entre Dois Mundos. Uma visita interessante de se fazer.

Gosta de história de outros tempos? Então aproveite já no próximo dia 13 de agosto a conhecer de perto o Projeto SAND – Sarilhos Grandes entre Dois Mundos. A visita contempla uma viagem aos trabalhos de arqueologia que estão a ser desenvolvidos na Igreja de S. Jorge e da Ermida de Nossa Senhora da Piedade.

As inscrições podem ser feitas através do https://forms.gle/tdvkQzaRKegtay3b9 , ou então no local. É limitada a dez participantes por cada grupo.

Até 2 de outubro, está a decorrer o campo escola de antropologia e arqueologia na Ermida de Nossa Senhora da Piedade na necrópole e Igreja de S. Jorge, na localidade de Sarilhos Grandes.

Os trabalhos que se iniciaram em 2018, interromperam devido à pandemia de Covid-19, a equipa voltou ao local a 13 de julho. Este é um projeto que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Montijo, a Universidade de Coimbra, a Diocese de Setúbal, entre outras entidades.

O trabalho de arqueologia no local deveu-se a uma intervenção de uma empreitada da SIMARSUL, que conduziu a descoberta de 21 enterramentos dos séculos XV-XVII. A partir de 2018 a Câmara Municipal do Montijo encetou vários contactos para arrancar com um estudo no local. Desde então, uma equipa multidisciplinar tem realizado estudos com o objetivo de obter informações acerca da dieta e das doenças da população mais remota de Sarilhos Grandes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Back to top button