Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Rua Carlos Gonçalves: O esgrimista do Montijo

Uma rua sem saída que recorda o homem dedicado ao desporto que criou a primeira equipa internacional de esgrima.

Carlos Gonçalves nasceu no Montijo, a 27 de março de 1880, filho de José de Almeida Gonçalves e de Maria Rita Gomes e Azevedo e foi na cidade que viveu a sua infância e adolescência. Com uma grande vocação para o desporto, o montijense foi jogador de futebol, atirador de espingarda de guerra, corredor de regatas a remos e esgrimista.

Apesar da vasta lista de hobbies, foi na esgrima que se notabilizou: aos 24 anos de idade iniciou a carreira de professor no Centro Nacional de Esgrima e Ginástica e, segundo o Arquivo do Montijo, pouco tempo depois fundou um centro de esgrima e uma primeira equipa internacional. Ajudou também a fundar a primeira sala de armas, no Brasil, para o qual se deslocou, a convite do seu Presidente.

Para além de desportista, foi também encarregado pelo Governo da organização da prática desportiva, quando esta foi instituída no liceu e nas escolas primárias. Casou em Lisboa, no dia 20 de março de 1921, com Eugénia Teles Silva e foi na capital que viveu o resto da vida. Veio a falecer na Freguesia do Coração de Jesus (Lisboa), a 22 de novembro de 1963 e, no dia seguinte, a autarquia lavrou um voto de pesar.

A designação de Rua Carlos Gonçalves foi atribuída em sessão de Câmara três anos depois, a 12 de agosto de 1966.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo