Projeto SAND apresenta dados da campanha arqueológica em conferências online

O Projeto SAND – Sarilhos Grandes entre Dois Mundos vai realizar duas conferências online para apresentação de alguns dados da sua campanha arqueológica. A primeira conferência irá decorrer esta sexta-feira, dia 23 de outubro, e poderá ser acompanhada através da página de Facebook do projeto, às 21h00.

Nil habes sin non curas quood habes (Nada tens se não cuidares daqueles que tens). Os indivíduos inumados no interior da Ermida de Santo António da Quinta do Pátio d’Água (Montijo)” é o título da primeira conferência na qual serão apresentados alguns dados históricos e arqueológicos sobre os enterramentos escavados em 2009, na Ermida de Santo António, procurando estabelecer paralelos com os dados recolhidos em Sarilhos Grandes nas escavações bio-arqueológicas de 2008 e 2020.

Já no dia 30 de outubro, a conferência abordará os resultados da campanha arqueológica de 2020 “SAND Entre Dois Mundos: resultados preliminares da campanha arqueológica de 2020”, que terminou no passado dia 2 de outubro.

As conferências online são proferidas por Paula Pereira, coordenadora do projeto, Bruno Magalhães, bio-antropólogo, e Roger Lee Jesus, historiador, que pertencem à equipa de investigadores do projeto.

O projeto SAND é um projeto de investigação que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Montijo, a Universidade de Coimbra, a Diocese de Setúbal, entre outras entidades. A primeira fase deste projeto teve lugar em 2008, no âmbito de uma intervenção de salvaguarda de uma empreitada da SIMARSUL, que conduziu à descoberta de 21 enterramentos dos séculos XV-XVII.

Os dados alcançados até 2018 permitiram dar a conhecer uma amostra de população ribeirinha cujas investigações levaram à identificação de alguns parasitas relacionados com a ingestão de carnes e de águas contaminadas, o consumo de batata, centeio/trigo, feijão ou grão-de-bico entre outros vegetais, bem como de crustáceos. Alguns destes achados, bem como do fungo Candida albicans, foram pela primeira vez identificados em território nacional nas cronologias em estudo.

O Projeto SAND é agora um projeto plurianual (2019-2021) que contempla a escavação bio-arqueológica no interior da Ermida de Nossa Senhora da Piedade (panteão dos Cotrim) e no exterior da Ermida e da Igreja de São Jorge, com o objetivo de recolher novos dados que permitam caraterizar a dieta, as patologias e os rituais funerários da população de Sarilhos Grandes, bem como identificar novos elementos de contatos com o Oriente e o Ocidente. Esta intervenção arqueológica tem também como objetivo identificar contextos associados à construção da Igreja de São Jorge e da Ermida de Nossa Senhora da Piedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo