Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

Rua Custódio Pinto: O “Cabecinha de Ouro” montijense

Custódio João Pinto é homenageado pelo Montijo, município onde nasceu, por ser um dos jogadores de futebol que passou pelo FC do Porto e pela Seleção Portuguesa.

Custódio João Pinto nasceu no Montijo a 9 de fevereiro de 1942 e foi na sua terra natal que deu os primeiros passos enquanto jogador de futebol, à responsabilidade do CD Montijo. Da sua cidade natal rumou até ao Porto, onde se estreou com apenas 19 anos, no dia 29 de Outubro de 1961, pelo Futebol Clube do Porto. Durante os dez anos que passou ao serviço do clube, Pinto completou 326 jogos e fez 105 golos, sendo conhecido como o “Pinto do Porto”.

Entrou no FC Porto em 1961/62 e lá conquistou terreno para crescer e subir na sua posição. Enquanto capitão da equipa, alcançou a Taça de Portugal em 1968, momento em que subiu ao Estádio do Jamor para a receber após o triunfo sobre o Setúbal (2-1). Pelo seu desempenho e pelo seu bom jogo de cabeça, era ainda apelidado como “Cabecinha de Ouro”.

Jogou pela seleção nacional em 13 jogos, tendo feito a sua estreia em 29 de abril de 1964, numa vitória 3-2 sobre a Suíça, em Zurique. Jogou enquanto médio, tendo marcado 2 golos nas suas internacionalizações. Foi ainda um dos jogadores selecionados para a equipa integrante da Copa do Mundo de 1966.

No verão de 1971, Custódio Pinto assinou contrato com o Vitória de Guimarães, onde permaneceu até 1975, completando assim quatro temporadas na 1ª Divisão. Aposentou-se do futebol profissional aos 36 anos, depois de uma jornada enquanto jogador do Paços de Ferreira, mas retornou dois anos depois, quando assinou contrato com o Oliveira do Bairro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo