Rua Dra. Laura Ayres: uma luta em prol da medicina em Portugal

Foi médica, professora universitária e virologista portuguesa. Hoje, Laura Ayres permanece homenageada pelas ruas do Montijo.

Laura Guilhermina Martins Ayres nasceu em Loulé a 1 de junho de 1922. O seu gosto pela biologia e pela área das Ciências levou-a a licenciar-se em Medicina, em 1946, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Em seguida. dedicou-se durante anos à investigação na área da Saúde Pública, na área da Epidemiologia. Os seus estudos contribuíram para um conhecimento mais aprofundado sobre a gripe e outras doenças respiratórias.

Em 1955 abriu o Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde, onde procurou trabalhar continuamente para o avanço da medicina. Pelos seus estudos sobre o agente do Tracoma – também chamado conjuntivite granulomatosa- recebeu o Prémio Ricardo Jorge, em 1963.

Entre os anos de 1979 e 1980, organizou o primeiro Inquérito Serológico Nacional, pelo qual lhe foi atribuído, em 1983, o Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública. Porém, enquanto virologista e médica portuguesa, teve um destaque ainda maior pelo seu contributo para a Luta contra a SIDA em Portugal. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho da SIDA (1985) e presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA (1990).

Foi-lhe atribuído o título de Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada a 13 de julho de 1990 e, anos mais tarde, o título póstumo de Grande-Oficial da mesma ordem. Veio a falecer a 16 de janeiro de 1992, em Lisboa.

Os seus feitos permanecem homenageados pelo país, estando representada por um agrupamento de escolas de Loulé, no Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve e no Centro de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Recebeu ainda uma medalha de honra do município de Loulé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo